Oct.16
20
O custo de não fazer nada
Negócios

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.” Philip Kotler.

Com esta citação de Kotler (uma das figuras mais importantes do Marketing), dou início a reflexão sobre investir ou não investir na profissionalização das redes sociais da sua empresa.

Você é empreendedor?

Você quer aumentar suas vendas?

Você tem verba mensal para investir no marketing da sua empresa?

Se a resposta for sim para as duas primeiras perguntas e não para a terceira pergunta, sinto lhe informar, mas, você está empreendendo errado companheiro!

Você já calculou o quanto deixa de vender por não despertar o desejo do seu cliente? Pense também quanto sua empresa deixa de faturar mensalmente por não informar aos consumidores em potencial que você tem aquele determinado produto que ele tanto deseja, que seu preço é menor do que o concorrente ou que seu serviço tem mais qualidade do que a concorrência. Sim, acredite, não investir é custo! Pode calcular, pois, você está perdendo dinheiro a cada dia que não investe na divulgação da sua empresa.

Nem sempre é possível mensurar quanto de retorno cada campanha publicitária traz, isso vai variar com o tipo de negócio, caso seja um e-commerce ficará mais fácil fazer esse cálculo. Separei abaixo um exemplo real do investimento de um dos parceiros da Agência Kzullo Mídias Sociais, que não é e-commerce.

O principal produto da empresa em questão custa em média de R$ 1.000,00, cada venda realizada, ela vende no mínimo de 10 peças e tem uma média de 15% de lucro. No mês de outubro foi feita uma campanha no “Facebook” na qual tinha como foco a conversão direta na fanpage. O cliente investiu até agora R$ 267,00 e teve 11 solicitações de orçamentos diretamente no sistema até o momento, não estão sendo consideradas as solicitações feitas por outros caminhos. Considere que das 11 solicitações apenas 3 de fato adquiriram o produto.

É hora de calcular:

03 vendas feitas;

10 produtos vendidos em cada negociação;

Cada produto no valor de R$ 1.000;

Lucro de 15% em cada venda;

Valor investido R$ 267,00.

03 x 10 = 30 x 1000 = 30.000 x 15% = 4.500 – R$ 267 = R$ 4.233

Logo, a empresa investiu R$ 267,00 para ter o lucro livre de R$ 4.233.

Agora suponha que a mesma empresa estivesse em uma situação financeira apertada e necessitasse que cortar gastos. Normalmente o primeiro gasto a ser cortado é o de publicidade (até hoje não consigo entender como nas micro e pequenas empresas sempre o primeiro gasto a ser cortado é justamente o que atrai mais vendas). Imagine se a empresa tivesse pego essa verba de R$ 267,00 e colocasse em uma poupança, já que o momento é difícil e ela não pode gastar. A poupança rende em média de 1% ao mês, logo, a empresa teria o lucro mensal de R$ 2,67.

Dessa forma, pode ser considerado que esta empresa teria o custo de - R$ 4.230,33 se não tivesse feito nada (R$ 4.233,00 – R$ 2,67 = R$ 4.230,33).

Profissionalizar é preciso!                     

Existem diversas formas para aumentar seu faturamento, investir na qualidade do produto, no bom atendimento, na publicidade, na gestão de crise e o que há algum tempo vem despontando em primeiro lugar, investir na gestão de redes sociais. Então, comece pela profissionalização de suas redes sociais, busque no Google uma empresa que tenha profissionais especializados, na qual possa montar um projeto de gestão crise nas redes sociais, que monte uma estratégia focada em resultados com metas e objetivos, que forneça aos seus clientes um excelente atendimento dentro de suas redes e que ainda consiga propagar a marca da sua empresa e tornar público de forma profissional as qualidades que você tem a oferecer aos seus clientes.

Dica importante!

Analise a equipe que vai cuidar da sua marca on-line, prefira sempre uma empresa focada para cada seguimento, por exemplo, você quer fazer um site, procure uma empresa especializada em sites, quer fazer uma campanha de mídia tradicional (rádio, jornal, TV, outdoor, panfleto e etc.) procure uma agência de propaganda, quer divulgar sua empresa no Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Snapchat e etc, procure uma agência de mídias sociais. As agências de mídias sociais podem atender empresas independente da sua localidade, um bom exemplo é a “Kzullo Mídias Sociais que atende empresas em Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna” e já chegou atender até em São Paulo e Ribeirão Preto - SP.

Cuidado, muito cuidado!

Algumas empresas para reduzir custo as vezes preferem fazer pacotes com uma única agência, isso é um grande risco, se você contratar uma empresa de site para gerir suas redes sociais, você terá uma equipe de programadores que não entendem de comunicação, para cuidar da marca da sua empresa, se você contratar uma agência de mídia tradicional para cuidar das suas redes sociais você terá uma empresa focada em ações off-line apenas replicando para a internet a comunicação que foi utilizada na rua, já que a maioria das agências de mídia tradicional, colocam uma única pessoa para cuidar de todas as redes sociais de todos os clientes, acarretando em falta de qualidade no resultado final.

Espero ter contribuindo no seu caminho empreendedor.

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Desejo a você bons negócios e excelentes vendas!

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