Mar.20
27
Cuidado para não confundir oportunidade com oportunismo
Redes Sociais

Na última semana, parece que o Brasil (e o mundo) mudou para sempre. Sinto muito ser repetitiva no tema, que está tomando sua televisão, feed, vida, mas sim, eu vou falar sobre o COVID-19, Novo Corona Vírus, se você preferir. Mas prometo, não vou repetir todas as coisas sobre achatamento de curva, a NECESSIDADE de ficarmos em casa, o uso do álcool em gel e isolamento social, porque veja, isso você já sabe.

Mas preciso falar com você, empreendedor que está usando as redes sociais nesse momento para avisar aos seus clientes que fechou as portas, está com delivery, ou que segue em pleno funcionamento. Cuidado. Muito cuidado com a comunicação nesse momento. Sua empresa tem uma imagem que é basicamente reflexo da união entre o marketing, atendimento, qualidade, e comportamento nos canais de interação com o público. E conhecer e entender o que essa imagem representa é primordial para quem quer, estrategicamente, manter contato com os clientes neste momento de crise.

Digo isso porque é comum que durante um período em que um tema específico “está em alta” é comum vermos pequenas (ou grandes) empresas surfando a onda junto com outras, seguindo protocolos e posicionamentos de acordo ao que outras marcas “referência” fazem.  Veja. Eu entendo o conceito de real time. Eu entendo que a comunicação é vista como oportunidade. Eu entendo que tentar falar alguma coisa, anunciar uma promoção ou repostar um conceito pode trazer visibilidade para a sua empresa. Mas cuidado. O seu cliente já tem uma imagem da sua empresa. Ele conhece a sua marca, ele é seu cliente, lembra? E acredite, ele não é idiota. Por isso, muito, muito cuidado com a linha mais que tênue entre oportunidade e oportunismo.

Para começar, a regra é clara: com crise, sem crise, com decreto ou sem decreto, promoção TEM que ser de verdade. E num momento em que estamos todos falando sobre união por uma causa e solidariedade, promoção “tudo pela metade do dobro” ou “nossa- entrega -sempre –foi- grátis- mas- agora- vamos fingir- que- é- um- plus” não cola.  Mais que isso: pega mal e pode destruir a sua imagem. Outra coisa: posicionamento solidário também exige verdade. Não adianta um post bonito sobre a importância do cuidado com o outro se a sua equipe não recebe este cuidado. E isso vale para além do isolamento social, viu? Vale para campanhas sobre machismo, diversidade, e militâncias em geral. Alinhe “quem” a sua empresa já é com o que você deseja que ela seja. DE VER-DA-DE!

Dica bônus: empatia. Seja empático nos conteúdos produzidos ao longo deste período. Produza entendendo quem vai estar recebendo sua marca. Cuidado com os memes, o assunto é sério. Mas dose a seriedade, todo mundo já está tenso o suficiente. Leveza, informações de qualidade (e checadas!) vão fazer a diferença. Pro seu negócio e pra todo mundo. É uma fase. Vai passar.
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